ciência viva















GRUPO VERMELHO
DA JU E VÍTOR

“CHEGAMOS À ESCOLA SAUDOSOS DO NOSSO QUINTAL, PRONTOS PARA VIVER GRANDES AVENTURAS E DESBRAVAR CADA CANTINHO! E FOI EM UM DESSES CANTINHOS, QUE ENCONTRAMOS A MUDA DE UMA PLANTA QUE CRESCEU ENTRE OS PNEUS DA RAMPA INTERDITADA. DO QUE SERÁ
ESSE CAROÇO? MAS QUE PLANTA SERÁ QUE É?

DECIDIMOS “RESGATAR” ESSA MUDA EM MEIO AOS PNEUS, DESCOBRIR QUE PLANTA É ESSA E CUIDAR DELA!

PRIMEIRO, FOMOS ATÉ O QUINTAL EM BUSCA DE PISTAS:

AS FOLHAS DELA SE PARECEM COM AS FOLHAS DE ALGUMA ÁRVORE?

OPA! ENCONTRAMOS UMA ÁRVORE COM FOLHAS MUITO PARECIDAS, O FORMATO, A TEXTURA, A COR. E AINDA, A MUDA ESTAVA BEM PERTO DELA QUANDO A ENCONTRAMOS!

É ISSO, DESCOBRIMOS: É UMA MANGUEIRA!!!! OLHA O CAROÇO, É DE MANGA MESMO!!!!

PARA CUIDAR DA NOSSA MANGUEIRA, DECIDIMOS PLANTÁ-LA EM UM POTE TRANSPARENTE. SIM, UM POTE TRANSPARENTE PARA QUE A GENTE PUDESSE ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DO CAULE E DAS RAÍZES!

MAS SERÁ QUE ELA GOSTA DO SOL? QUANTAS VEZES TEMOS QUE REGAR?

SERÁ QUE AS MINHOCAS VÃO GOSTAR DE MORAR NESSA TERRA? O QUE AS MINHOCAS COMEM?

SEGUIMOS CRESCENDO JUNTOS, NÓS E A NOSSA MANGUEIRA, CADA UM NO SEU TEMPO!

MUITAS PESQUISAS E DESCOBERTAS ESTÃO POR VIR!


GRUPO VERMELHO B

JULIANA E VITOR

GRUPO AMARELO
DA CINTIA E SANDRA

TEM UMA SALA NO MEIO DO BOSQUE!!


E MUITA TERRA EM VOLTA!


ASSIM, OS AMARELOS QUE DESCOBREM O MUNDO COM AS MÃOS DESCOBRIRAM MINHOCA NO NOSSO CANTEIRO DE HORTELÃ, QUE INFELIZMENTE MORREU AFOGADO. MORRERAM AS FOLHAS, E NASCEU PARA A GENTE UMA CIDADE DE MINHOCAS QUE FICAVA LÁ NO FUNDO DO VASO!


RESOLVEMOS FAZER UMA CASA PARA ELAS. MAS CASA DE MINHOCA TEM NOME, CHAMA MINHOCÁRIO!


A CASA JÁ ESTÁ PRONTA COM FOLHAS DO NOSSO BOSQUE, TERRA E UMA PAREDE ESCURA PORQUE MINHOCA NÃO GOSTA DE LUZ.

PARA CONFIRMARMOS SE AS MINHOCAS NÃO GOSTAM DE LUZ, VEJAM ESTA EXPERIÊNCIA. O QUE ELA NOS CONTA?

AINDA ESTAMOS POR DESCOBRIR ONDE FICA A SUA BOCA, DE ONDE ELAS NASCEM E SE ELAS FAZEM COCÔ E XIXI.


CONFESSAMOS QUE MESMO NO ESCURO, QUANDO ABRIMOS AS "PAREDES” (PAPÉIS PARDOS) DAS SUAS CASAS, ELAS PERMANECEM ESCONDIDAS. CORREMOS PARA O BOSQUE PARA PEGAR GRAVETOS DO TAMANHO DE UM BRAÇO DE AMARELO PARA ALCANÇAR AS PROFUNDEZAS DO MINHOCÁRIO. COM SORTE, ENXERGAMOS UMA, NO MÁXIMO, DUAS. EMBORA LÁ DENTRO VIVAM PELO MENOS UMAS 30 MINHOCAS. NA ÚLTIMA SEMANA, NOSSO MINHOCÁRIO RECEBEU CASCAS DE BANANA PICOTADAS DIRETAMENTE DO NOSSO LANCHE. DESCOBRIMOS NO LIVRO DA MINHOCA, QUE ELA TEM CORAÇÃO, E NÃO É SÓ UM, SÃO MUITOS! ACREDITAM NISSO?!


SEGUIREMOS COM NOSSA PESQUISA E DAREMOS MAIS NOTÍCIAS EM BREVE.


AMARELOS DA TARDE E DO BOSQUE!

GRUPO AZUL
DA ZITA, PRI E CAROL


CONHECENDO OS MORADORES DO NOSSO QUINTAL

URUCUZEIRO

QUANDO AS CRIANÇAS DO GRUPO DA ZITA, DA PRI E DA CAROL ENCONTRARAM UM URUCUM NO MEIO DA RAMPA VEIO A PERGUNTA: O QUE É ISSO?

É UMA MANGA? É UM PORCO ESPINHO? DEPOIS DE DISCUTIREM MUITO E ARGUMENTAREM LONGAMENTE PONDERANDO QUE OURIÇO TEM OLHOS E PÉS, QUE AQUILO NÃO SE PARECIA COM UM BICHO, QUE MANGAS NÃO TEM ESPINHOS, TEM OUTRA COR E FORMATO, CONCLUÍRAM QUE NÃO ERA NEM UMA COISA NEM A OUTRA. VEIO ENTÃO OUTRA HIPÓTESE, QUE “ISSO DEVE NASCER EM UMA ÁRVORE”. A DISCUSSÃO CONTINUOU E A CONCLUSÃO FOI QUE ASSIM COMO AS FOLHAS CAEM DAS ÁRVORES AQUILO DEVERIA TER CAÍDO DE UMA E FICADO NO MEIO DA RAMPA. AGORA ERA COMPROVAR A HIPÓTESE OBSERVANDO AS ÁRVORES DA ESCOLA E NÃO É QUE ELA EXISTIA MESMO?

QUANDO O GRUPO DESCOBRIU O URUCUZEIRO NA MATA DO JABUTI ELE ESTAVA COM A MAIOR PARTE DOS FRUTOS AINDA VERDES E ALGUNS POUCOS JÁ MADUROS. COLHERAM ALGUNS PARA INVESTIGAREM MAIS PORQUE PARECIAM BEM ESTRANHOS!

COMPARARAM OS VERDES E OS MARRONS, PERCEBERAM AS DIFERENÇAS E ABRINDO OS FRUTOS ENCONTRARAM MUITAS SEMENTES QUE SÃO BEM VERMELHAS. ELAS FUNCIONAM COMO TINTA, TINGEM AS MÃOS E DÁ PARA USAR NO PAPEL TAMBÉM. PODEM VIRAR PÓ SE FOREM AMASSADAS E USADAS PARA DESENHAR, PINTAR E O QUE MAIS SE INVENTAR.

O GRUPO AZUL DÁ UMA DICA IMPORTANTE PARA QUEM QUISER DESCOBRIR O URUCUZEIRO DA ESCOLA. ELE TEM UMA PLACA QUE AJUDA A IDENTIFICAR, MAS SE QUISEREM É SÓ PERGUNTAR QUE AS CRIANÇAS MOSTRAM ONDE ELE FICA.

GRUPO VERMELHO
DA LAURA E LUCAS

INVESTIGANDO OS SERES VIVOS DO QUINTAL

MAS, COMO SABER QUEM É SER VIVO E QUEM NÃO É?
O GRUPO VERMELHO DA LAURA E DO LUCAS FEZ ESTA PERGUNTA E FOI ATRÁS DA RESPOSTA. PARECE FÁCIL, MAS NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM. COMEÇARAM OBSERVANDO E COMPARANDO UMA PEDRA, UMA PLANTA E O COELHO E COLOCARAM NUMA TABELA O QUE IAM DESCOBRINDO.

AO FINAL, CONCLUÍRAM QUE UMA PEDRA NÃO É SER VIVO, O COELHO E A PLANTA SÃO. VEJAM ALGUMAS DE SUAS DESCOBERTAS:

“SER VIVO VEM DE OUTRO SER VIVO, A PLANTA SURGE DAS SEMENTES E O COELHO SURGE DA MAMÃE COELHO. ELES SE REPRODUZEM, JÁ AS PEDRAS NÃO FAZEM ISSO. ELAS PODEM SURGIR DE VULCÕES, POR EXEMPLO.

AS PLANTAS E O COELHO RESPIRAM, MAS A PEDRA NÃO.

UM SER VIVO SE ALIMENTA POR ELE MESMO, AS PEDRAS NÃO SE ALIMENTAM.AS PLANTAS SE ALIMENTAM DE ÁGUA, LUZ DO SOL E “AR”. O COELHO SE ALIMENTA DE CENOURA, RAÇÃO E VERDURAS ROENDO E MASTIGANDO A COMIDA.

A PEDRA NÃO SE MEXE POR ELA PRÓPRIA, O COELHO SIM, MAS E AS PLANTAS? ELAS SE MEXEM?”

O QUE VOCÊS LEITORES ACHAM?

O VÍDEO QUE O GRUPO VERMELHO ASSISTIU PODE AJUDAR NA RESPOSTA.

VOCÊ CONHECE?
SABE QUE BICHO É?


ESSA É A LAGARTA DO MARACUJÁ. ELA RECEBE ESSE NOME PORQUE VIVE EM UMA PLANTA CHAMADA MARACUJAZEIRO.

O GRUPO LARANJA DA VIOLETA E DO DIDO PESQUISOU MUITAS COISAS SOBRE ESSAS LAGARTAS. QUANDO AS CRIANÇAS OUVIRAM A HISTÓRIA E VIRAM O LIVRO “MACACO DANADO” UM PERSONAGEM CHAMOU A ATENÇÃO. ERA UMA BORBOLETA QUE TINHA LAGARTAS COMO FILHOTES. FICARAM CURIOSAS, SERÁ QUE É POSSÍVEL UM ANIMAL TER FILHOTES TÃO DIFERENTES DELES? SERÁ QUE ISSO É VERDADE?

PARA SABER AS RESPOSTAS FOI PRECISO INVESTIGAR E VER UMA LAGARTA “PESSOALMENTE”, OBSERVAR E ACOMPANHAR O QUE ACONTECE COM ELA ERA MUITO IMPORTANTE PARA ISSO.

A FLAVIA SABIA QUE O GRUPO ESTAVA CURIOSO E TROUXE VÁRIAS LAGARTAS QUE ENCONTROU NO MARACUJAZEIRO DE SUA CASA.

PARA CONHECER MELHOR ESSE BICHINHO CRIARAM UM LUGAR BEM CONFORTÁVEL PARA AS LAGARTAS CRESCEREM PROTEGIDAS. CUIDARAM DELAS, LIMPARAM BEM ESSA CASINHA, DERAM FOLHAS FRESCAS PARA ELAS COMEREM E, TODOS OS DIAS, OBSERVARAM BEM O QUE ACONTECIA.

JÁ DE IMEDIATO PERCEBERAM QUE A LAGARTA

“PARECE GELATINA, PORQUE É MOLE”,

“PARECE MINHOCA”

“PARECE COBRA”

“ELA PARECE UM TÚNEL”

“ELA RASTEJA”

“A CABEÇA DELA É BEM PEQUENININHA”

ENQUANTO AS LAGARTAS CRESCIAM, AS CRIANÇAS OBSERVAVAM, PESQUISAVAM E APRENDIAM MAIS SOBRE ELAS.

AS CRIANÇAS DESCOBRIRAM QUE AS LAGARTAS COMEM, COMEM, COMEM MUITO! ENQUANTO ELAS VÃO CRESCENDO, COMEM FOLHAS (QUE SÓ PODEM SER DE MARACUJAZEIRO) E FAZEM MUITO COCÔ. ATÉ QUE, UM DIA, FICAM MAIS LENTAS, COMEÇAM A SE MEXER MENOS E, ENTÃO, PROCURAM UM LUGAR PARA SE PENDURAREM. PODE SER NO GALHO DE UMA PLANTA OU ATÉ O TULE QUE COBRIA A CASA ONDE ESTAVAM. QUANDO ISSO ACONTECEU, TODOS FICARAM CURIOSOS PARA SABER O QUE AS LAGARTAS IAM FAZER. O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM ELAS?

VIRAM QUE ELAS FORMAVAM UMA CAPA DE PROTEÇÃO, UM “CASULO”, ONDE, DURANTE VÁRIOS DIAS, BEM ESCONDIDAS, IAM MUDANDO DE COR E SE TRANSFORMANDO...DE FORA NÃO DAVA PARA VER O QUE ACONTECIA LÁ DENTRO, NEM MESMO COM A AJUDA DAS LUPAS.

ATÉ QUE, UM DIA, O CASULO SE ROMPEU E, DE DENTRO DELE, SAIU UMA BORBOLETA! COMO FOI QUE ELA SAIU?

“VEM UM METEORO! E ELA QUEBRA O CASULO!”

DEPOIS DE CONVERSAS E COM A A AJUDA DE UM VÍDEO NO TELÃO DEU PARA REFUTAR A HIPÓTESE E CONCLUIR QUE “ELA FAZ FORÇA, FORÇA, FORÇA E SAI DO CASULO”.

AÍ, FOI SÓ ABRIR O TULE E ELAS SAÍRAM PELO QUINTAL DA ESCOLA! TCHAU BORBOLETAS!!!!!

MAS, ELAS DEMORARAM PARA VOAR PARA AS PLANTAS. ALGUMAS PARECIAM QUERER FICAR MAIS UM POUQUINHO COM O GRUPO, SERÁ?

CONHECENDO MAIS SOBRE A BORBOLETA

AUTOR: GRACE CALDERON

HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/CLUBDEENTOMOLOGIAUNT


ESTA LAGARTA É A FORMA JOVEM DE UMA BORBOLETA QUE NÓS CONHECEMOS PELO NOME DE “BORBOLETA DO MARACUJÁ”.

A BORBOLETA DO MARACUJÁ BOTA SEUS OVOS NAS FOLHAS DESSA PLANTA. DESSES OVOS NASCEM AS LAGARTAS QUE, AO SAÍREM, INICIAM UMA ETAPA DA SUA VIDA EM QUE IRÃO APENAS DEVORAR MUITAS FOLHAS E CRESCER. PARA QUE ESSE CRESCIMENTO ACONTEÇA, A LAGARTA PRECISA TROCAR A CAMADA MAIS EXTERNA DO SEU CORPO ALGUMAS VEZES.

APÓS A ÚLTIMA TROCA DE “PELE”, ELA PROCURA UM LUGAR PARA FORMAR UM CASULO. PROTEGIDA DENTRO DELE, A LAGARTA NÃO SE ALIMENTA MAIS, COMEÇA, ENTÃO, UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES MUITO GRANDE.

QUANDO ESSA TRANSFORMAÇÃO TERMINA, ELA ROMPE O CASULO E SAI COMO BORBOLETA, COM O CORPO MOLE, AS ASAS MOLHADAS E AMASSADAS. DEPOIS DE SECAR E ESTICAR AS ASAS, A BORBOLETA EXPERIMENTA MOVIMENTÁ-LAS ATÉ CONSEGUIR VOAR.

A BORBOLETA COSTUMA ALIMENTAR-SE DE NÉCTAR DE FLORES E SE REPRODUZ COLOCANDO OVOS NAS FOLHAS DO MARACUJAZEIRO, COMEÇANDO O CICLO OUTRA VEZ.

ESSE PROCESSO DE MUDANÇAS QUE UM ORGANISMO APRESENTA AO LONGO DE SEU CICLO DE VIDA, NASCENDO COM UMA FORMA E SOFRENDO GRANDES MUDANÇAS EM SEU CORPO DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO É CHAMADO METAMORFOSE.

UMA TRANSFORMAÇÃO “ANIMAL”!


ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS SOFREM MUDANÇAS TÃO GRANDES DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO QUE, QUANDO COMPARAMOS O JOVEM E O ADULTO, ATÉ PARECEM ANIMAIS DE ESPÉCIES DIFERENTES, MAS NÃO SÃO.

É O CASO DAS BORBOLETAS, MARIPOSAS, BESOUROS, ABELHAS... MAS TAMBÉM DOS SAPOS, RÃS E PERERECAS. ESSE PROCESSO DE MUDANÇA É CHAMADO DE METAMORFOSE.

VEJAM ALGUNS EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE SE DESENVOLVEM DESSA FORMA, APRESENTANDO GRANDES MUDANÇAS NA FORMA DO CORPO, COMPORTAMENTO E, ATÉ MESMO, HÁBITOS ALIMENTARES.

BORBOLETAS DO MARACUJÁ


HÁ VÁRIAS ESPÉCIES CONHECIDAS POPULARMENTE COMO BORBOLETA DO MARACUJÁ. CONHEÇA ALGUMAS DELAS E DESCUBRA QUAL FOI A ESPÉCIE QUE O GRUPO ESTUDOU.

CONSEGUIRAM DESCOBRIR?

OUTRAS LAGARTAS, OUTRAS BORBOLETAS AQUI NA ESCOLA


VOCÊS JÁ VIRAM OUTROS TIPOS DE BORBOLETAS VOANDO NO QUINTAL DA ESCOLA?

JÁ VIRAM LAGARTAS DIFERENTES DESSAS?

SE ENCONTRAREM ALGUMA E QUISEREM CONSTRUIR UMA CASA PARA OBSERVÁ-LAS MELHOR, PODEM PROCURAR ESSE GRUPO. ELES ESTÃO SABIDOS NO ASSUNTO E PODERÃO AJUDAR! AH, UM CUIDADO: NÃO TOQUE NAS LAGARTAS QUE ENCONTRAR, APENAS OBSERVE E PEÇA A AJUDA DE ALGUM PROFESSOR. ALGUMAS ESPÉCIES PODEM PROVOCAR REAÇÕES DO TIPO ”QUEIMADURA” NA PELE DAS PESSOAS QUE ENCOSTAREM NELA. É UMA DEFESA DESSES ANIMAIS CONTRA PREDADORES, PORTANTO, É PRECISO TER CUIDADO COM ELAS!